domingo, 3 de agosto de 2014

Artes integradas marcam a abertura do Encontro Dia da Mulher Negra de Feira de Santana.

Fotografo Marcus Socco falando da exposição Linda e Preta

Em clima de confraternização, harmonia e festividade foi aberta a sexta edição do Encontro Dia da Mulher Negra de Feira de Santana, na noite de 1º de agosto no Foyer do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), onde aconteceu exposição fotográfica, lançamento de livro, e apresentações de música e dança.  O evento contou com um público diversificado entre espectadores, imprensa, agentes culturais, artistas entre outros.

Chandra Santana
Os trabalhos foram abertos com a apresentação musical da cantora Chandra Santana que entoou canções emblemáticas, dentre elas “Marina” do cantor e compositor Gilberto Gil.

Em seguida foi a vez do escritor Valter Passos falar um pouco do livro em lançamento intitulado ‘Perfume de Melanina’. Simultaneamente ao livro também está um DVD de mesmo título que segundo o escritor foi gravado com poemas por várias pessoas em diversas partes do país, o qual, o público também pôde adquirir.  Sobre o livro o escritor completou: “Eu escrevi esse livro em homenagem às ‘mulheres pretas’, porque é um livro que fala da melanina. Melanina é isso que está no nosso corpo: pele, cabelos, olhos, coração, intestino, pulmão, fígado e está na nossa alma. Melanina é doce. Doce como são as ‘mulheres pretas,’” elucidou Passos.




Valter Passos apresentando o livro Perfume de Melanina
Segundo o fotografo Marcus Socco que assina a exposição ‘Linda e Preta’ a ideia da produção fotográfica era uma coisa inconsciente. Ele diz que tinha arquivado muitas fotos de mulheres negras tiradas em variadas situações do cotidiano, e quando decidiu organizar os registros adotando conceito, vertente e linha estética batizou de “Linda e Preta” por conta de uma canção de mesmo nome do compositor soteropolitano Jarbas Bittencourt. “Primeiro lugar eu quero fotografar isso a vida toda, enquanto eu gostar de fotografar, quero produzir conteúdo de imagem de mulher negra... Eu faço isso por uma necessidade minha e também por uma questão de posicionamento político, dentro desse aspecto da estética, a gente vê que existem outros padrões e outras pessoas tão bonitas como as convencionadas pela estética geral,” finalizou Socco.  

Carmem Silva dançando É D'Oxum

A apresentação de dança ficou por conta da professora de dança e bailarina Carmen Silva, que dançou a música ‘É D’Oxum’ entoada em voz e violão, interpretada nessa oportunidade pela cantora Chandra Santana e cantada em coro junto com o público presente do inicio ao fim, o que marcou um momento emocionante.

A abertura do Dia da Mulher Negra contou ainda com as apresentações musicais de Gorete Figueredo, Gilsam, Dionorina e Paula Sanfer, que deram uma amostra do que vai acontecer nos datas do Encontro quando estarão no palco no Teatro do CUCA.

As próximas etapas do Encontro acontecem nos dias 08 e 09 de agosto também no CUCA. Para o dia 08 de agosto, a partir das 08 horas, estão previstas as palestras: Saúde da Mulher com Ellen Alcântara Oliveira, A Mulher Negra na Política com Olívia Santana, A Mulher Negra na Arte com a atriz Lene Costa, Religião gênero e raça com Elizete Silva. Como também terá relatos de experiências com Vilma Soares e Lucidalva Assis, E ainda amostra de turbantes com Flávia Sacramento e amostra de penteados com Neide, Noélia e Tânia. 

Para a noite de 08 de agosto, a partir das 19h30m, as apresentações musicais dos cantores: Gilsam, Rios Vibration, Beto Maravilha, Kleber Batata, Gil Salmo 40, Nilton Rasta e percussão, Tonho Dionorina, Jorge de Angélica, Jardeu (da Banda Folha Verde), e da cantora Chandra Santana. Como também a apresentação de dança da professora de dança e bailarina Sidinha Damasceno.

No dia 09 de agosto a partir das 19h30m acontecerá a solenidade de encerramento que contempla um Show da cantora Paula Samper, intitulado “Trazendo o ID”.

Fotos: Emerson Azevedo.
Fonte: Pautart – Assessoria de Comunicação & Entretenimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MICARETA DE FEIRA 2018

Clique aqui